Informações e novidades batendo na sua porta

Sistema de monitoramento de entregas

Sistema para monitoramento de entregas: O que é e para que serve!

Até poucos anos atrás, acompanhar em tempo real uma encomenda poderia parecer coisa de uma imaginação futurista.

Pois bem. Alguém imaginou e esse futuro chegou!

Os primeiros sistemas de monitoramento de entregas permitiam basicamente o rastreamento básico de uma encomenda, informando apenas quando da sua entrega. Mas como a evolução é uma constante, hoje já é possível acompanhar praticamente em tempo real os passos de uma mercadoria. Acompanhe.

Sistema de monitoramento de entregas

O que é sistema para monitoramento de entregas?

Os sistemas de monitoramento de entregas são basicamente funcionalidades tecnológicas que permitem o rastreamento completo da movimentação de uma dada encomenda.

É possível acompanhar cada passo de um item, seja ele uma venda de uma loja virtual, ou mesmo uma grande carga de matéria-prima, desde sua postagem ou coleta, passando pelo acompanhamento do transporte e transferência entres os centros de distribuição, até a entrega efetiva em seu destino.

Muito mais que permitir esse rastreamento, os sistemas de monitoramento permitem identificar eventuais falhas em processos e procedimentos, visando implementações que melhorem a qualidade dos serviços prestados.

Isso só é possível porque tais sistemas possibilitam uma visão ampla de toda a cadeia logística.

Como funciona um sistema para monitoramento de entregas?

Um sistema de monitoramento de entrega eficiente possui diversas funcionalidades que contemplam todo o processo de transporte e logística.

O monitoramento de entregas começa essencialmente com a roteirização de entregas, que falamos neste artigo.

Com ela é possível definir as melhores rotas, que permitam escolher os caminhos com menos trânsito, menor incidência de furtos e roubos e as melhores rotas para entrega, adequadas a cada tipo de veículo da frota, por exemplo.

Outro passo importante que o monitoramento de entregas eficiente permite é o acompanhamento e contato em tempo real com os motoristas da frota.

Esse contato permite verificar se o profissional está seguindo perfeitamente a rota pré-definida, dentro dos prazos estimados, se está passando por alguma dificuldade ou situação de risco.

Realizando as paradas programadas (até mesmo em consonância com legislação de trânsito e trabalhista) e se a entrega ocorrerá no tempo programado.

O fato de estar no escuro sem saber onde e como está a sua mercadoria está com os dias contados. Desde o momento da coleta da mercadoria, o monitoramento de entregas permite acompanhar o status da entrega como um todo.

O que antes poderia ser um grande transtorno ao se extraviar um item, agora passa a ser algo do passado, pois o monitoramento permite identificar cada passo da operação.

O código de rastreamento gerado no ato de coleta é atualizado em tempo real de forma automática.

Postou? O sistema informa. Saiu para transporte? Está lá a informação. Mudou de centro de distribuição? Você fica sabendo. Saiu para entrega? É só correr para o abraço.

Essa rastreabilidade permite identificar eventuais falhas ou contratempos, dando ao gestor a capacidade de uma resposta ativa e imediata para sanar o que for preciso.

Seja acionando um novo veículo da frota, identificando comportamentos suspeitos ou mesmo para poder dar um retorno preciso para um cliente.

Com essa visão ampla de toda sua cadeia logística, você poderá embasar metas e estratégias a médio e longo prazos, tendo em mãos um compilado de dados completo e preciso de sua estrutura gerados durante as etapas anteriores.

Monitore sua operação logística

Quais as vantagens de se ter um sistema para monitorar suas entregas?

Ao ler esse artigo você já deve estar notando uma sequência de vantagens que demonstram como vale a pena investir em um sistema de monitoramento de entregas.

Mesmo assim, reunimos 5 vantagens de se ter um sistema para monitorar suas entregas:

Redução de problemas com entregas

Como já falamos anteriormente, a visão ampla de todas as etapas de uma entrega permite identificar e sanar eventuais falhas com antecipação e assertividade.

Isso tudo graças às informações geradas em tempo real, desde o embarque até a entrega propriamente dita.

Problemas como extravios, trânsito, desvio de rotas, reentregas, atrasos, entre outros, são mitigados justamente por você saber em tempo real o status de cada item que sua frota está transportando.

Acompanhamento de frota

Todo gestor sabe que para tomar decisões é fundamental poder contar com informações que subsidiem suas escolhas. E não há como gerir uma frota com eficiência sem informações e dados que permitam qualquer análise situacional de sua estrutura.

Com um sistema de monitoramento de entregas eficiente, você poderá controlar o passo a passo de seus veículos, otimizar rotas, reduzir custos com manutenção e combustível e coletar dados sobre seus processos logísticos, resultando em maior rentabilidade e produtividade.

Caso seja necessário reorganizar uma entrega para outro entregador também é possível

Segurança através do monitoramento de entregas

Certamente uma das preocupações que você tem é com a segurança durante o transporte. O monitoramento em tempo real permite estabelecer rotas mais seguras e identificar eventuais situações de risco ou de extravio de mercadorias.

Caso ocorra algo diferente do previsto, é muito mais fácil e rápido identificar e tomar ações para solucionar o que for preciso, como recuperar uma mercadoria ou veículo de sua frota.

Aumento de produtividade

Pode até parecer repetitivo falar isso, mas de fato os sistemas de monitoramento de entregas aumentam a produtividade ao passo que oferecem incontáveis soluções com precisão e direcionadas a cada etapa do processo de entregas de mercadorias.

Corrigir falhas, identificar pontos que demandam atenção, otimizar custos e recursos vão proporcionar uma gestão mais eficiente, com equipes cada vez mais qualificadas e atentas às demandas do mercado.

Devida atenção ao prazos de entregas

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, justamente por já estarem habituados com a melhoria constante na prestação de diversos serviços, ocasionada pela livre concorrência em que vivemos.

Sem sombra de dúvidas, o prazo de entrega é fator decisivo na decisão de compra do consumidor, seja ele um cliente final que compra um presente on-line, seja uma grande empresa em busca de fornecedores.

Então, é inadmissível um gargalo no transporte. Ferramentas e soluções que façam da entrega um diferencial nas vendas são cada vez mais indispensáveis para que qualquer empresa se mantenha no mercado.

Aí é que entram as funcionalidades dos sistemas de monitoramento de entregas. Tornar o prazo de entrega uma das promessas da venda permite não somente conquistar novos clientes, mas também fidelizá-los.

Por isso mesmo é que a visão ampla de toda a cadeia logística é fator chave para tornar a entrega algo que traga satisfação aos clientes, melhorando cada vez mais a imagem e a rentabilidade das empresas.

Plataforma para monitorar suas entregas

Já imaginou se existisse uma plataforma que facilitasse o monitoramento suas entregas em tempo real?

Rápido e fácil, na plataforma da Onedoor você monitora em tempo real

Gerencie os status das entregas, acompanhe os comprovantes das entregas e seus entregadores.

Com o nosso aplicativo não é necessário instalar nenhum rastreador veicular, apenas utilizar o app.

Na Onedoor você tem uma plataforma completa para operação logística, nossas soluções contam com:

  • Gestor de pedidos
  • Roteirizador
  • Monitoramento
  • Gestão de frota
  • Rastreamento e mensageria
  • Indicadores e relatórios

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba qual como a Onedoor soluciona a sua logística last-mile:

Fale com um especialista

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.