Informações e novidades batendo na sua porta

Roteirização de entregas, mapa com a melhor rota de entrega

Roteirização de entregas: A chave para eficiência logística

A roteirização de entregas nada mais é que um filme campeão de bilheterias. Antes de um filme ser campeão de bilheterias ele precisa ter um bom roteiro.

Mas o que isso tem a ver com meus negócios?

Lembra daquela máxima que para quem não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve? Então! Aqui está uma das chaves para o sucesso de suas operações logísticas: Roteirização de entregas!

O que é roteirização de entregas?

Antes de explicarmos o que é roteirização, precisamos entender alguns dos significados da palavra roteiro. Ao procurar no dicionário, encontramos termos como “Itinerário de viagem e sua descrição completa” e “modo de proceder”.

Então que veja roteiro é algo completo, que vai definir não somente a entrega em si, mas todo o planejamento de uma cadeia logística de sucesso.

Entendido isso, a definição de roteirização de entregas pode ser entendida como o processo de planejamento detalhado e eficiente da logística de entregas em um dado momento, visando a otimização de recursos, prazos e serviços.

Veja como isso tem tudo a ver com o roteiro de um bom filme. Saber onde se quer ir e qual o melhor caminho a seguir.

A roteirização de entregas funciona tanto com o planejamento da gestão como um todo, quanto com o uso de softwares roteirizadores que analisam o processo de entregas como um todo.

O roteirizador de entregas considera a frota disponível, o tipo de carga, as condições das vias a percorrer, o feedback do motorista, a otimização de rotas, trechos com incidências de furtos e roubos, entre outros.

E o melhor de tudo, com o chamado “learning machine”, que é o aprendizado de máquina. Ou seja, o próprio software vai se aprimorando, entregando cada vez melhores resultados e com custos cada vez menores. Sucesso total!

A roteirização de entregas serve para meu negócio?

Você deve estar se perguntado se e como a roteirização de entregas pode ser útil para seus negócios. Então vamos a alguns pontos.

  1. Você quer reduzir custos em sua cadeia logística?
  2. Deseja oferecer frete mais econômico para seus clientes e, assim, aumentar suas vendas?
  3. Demanda de mais eficiência de sua frota?
  4. Espera melhores resultados na qualidade dos serviços de sua equipe?
  5. Quer minimizar eventuais atrasos nas entregas?
  6. Precisa direcionar menos esforços na entrega para focar em vender mais?

Se você respondeu positivamente a qualquer uma dessas perguntas, então já passou da hora de buscar um roteirizador entregas!

É indiscutível que um gargalo na entrega de seus produtos vai gerar esforços desnecessários do seu dia e dificultar a fidelização de clientes, não é mesmo?

Então, nada melhor que estar preparado para surpreender positivamente o seu cliente, entregando para ele muito mais que um produto, mas uma experiência satisfatória que o leve à fidelização.

E como falamos neste artigo , fidelização é sinônimo de novas vendas!

4 Vantagens de roteirizar entregas

Você já deve estar notando uma série de vantagens da roteirização entregas, afinal ela alia a experiência dos profissionais e empresas de logística a novos processos gerenciais e ao que de melhor a tecnologia do futuro pode nos oferecer.

E para deixar ainda mais evidente, listamos as principais vantagens de roteirizar entregas. Acompanhe:

1. Reduzir custo com utilização de veículos

Já não é de hoje que os veículos são indispensáveis em nossas vidas e para nossos negócios. Mas os altos custos de manutenção, impostos e combustível podem minar a lucratividade de qualquer empreendedor.

Com uma roteirização de entregas eficiente, você certamente reduzirá consideravelmente esses custos, já que terá tudo muito bem definido antes de mobilizar sua frota e sua equipe.

Rodar menos e com mais eficiência permitirá coletar e entregar mais rápido, com mais acertos, em menos tempo e custos reduzidos.

2. Diminuir atrasos nas entregas

Vamos a um exemplo. Você decide ir ao cinema com sua família. Compra os ingressos antecipados e sai de casa um pouco antes do horário da sessão começar. Você só não contava que no caminho haveria trânsito congestionado por causa de uma obra emergencial na via e perde seu filme.

Pois bem, imagine então para quem precisa estar o dia todo no trânsito. Congestionamento, área escolar, vias esburacadas ou com numeração desordenada são apenas alguns exemplos que podem impactar negativamente na cadeia logística.

Gerenciar isso de forma planejada permitirá se antecipar a tudo isso. Uma das grandes vantagens de um software roteirizador é a predição de condições de trânsito e da via com o cruzamento de informações em tempo real.

O resultado é a mitigação de atrasos, a redução de custos operacionais e, claro, mantendo a boa imagem da sua empresa.

3. Utilizar seus veículos com mais eficiência

Como já falamos acima, os veículos são indispensáveis para os negócios. Afinal, como entregar um produto sem um meio adequado, seja ele uma moto ou um furgão, por exemplo.

Imagine deslocar de uma ponta da cidade à outra para fazer uma entrega e depois perceber que havia outra encomenda muito perto de onde esteve há pouco?

Isso gera diversos prejuízos, como desgaste desnecessário da frota, retrabalho da equipe e gastos extras com combustível, em uma total ineficiência.

Um bom roteirizador de entrega, aliado a uma boa gestão de processos internos, permitirá agilidade e economia, separando as entregas por CEP e pelas dimensões das cargas de forma adequada à frota, por exemplo. Não faz sentido deslocar um caminhão para entregar um envelope que deveria ir por motoboy, não é mesmo?

4. Otimizar o tempo de planejamento

Como já falamos acima, os veículos são indispensáveis para os negócios. Afinal, como entregar um produto sem um meio adequado, seja ele uma moto ou um furgão, por exemplo.

Imagine deslocar de uma ponta da cidade à outra para fazer uma entrega e depois perceber que havia outra encomenda muito perto de onde esteve há pouco?

Isso gera diversos prejuízos, como desgaste desnecessário da frota, retrabalho da equipe e gastos extras com combustível, em uma total ineficiência.

Um bom roteirizador de entrega, aliado a uma boa gestão de processos internos, permitirá agilidade e economia, separando as entregas por CEP e pelas dimensões das cargas de forma adequada à frota, por exemplo. Não faz sentido deslocar um caminhão para entregar um envelope que deveria ir por motoboy, não é mesmo?

Como fazer uma roteirização eficiente

A implementação da roteirização de entregas é um processo que demanda alguns cuidados para ser o mais eficiente possível.

Comece com uma análise diagnóstica do seu negócio e das soluções de que precisa em sua cadeia logística, em especial nas rotinas de entregas.

Conhecer os percursos vai além do conhecimento da melhor rota, mas passa também pelo levantamento de rotas alternativas, tráfego das vias em diferentes horários do dia, gerenciamento preditivo de custos e adaptação à demanda.

Ainda, conhecer detalhadamente sua frota e sua equipe, bem como as necessidades e expectativas de seus clientes são peças-chave para o sucesso de uma roteirização eficiente.

Como falamos lá nas primeiras linhas, um bom filme começa com um roteiro. Planejamento é tudo.

Em seguida, pesquise quais soluções entregam o melhor resultado para você.

Aqui na Onedoor entregamos diversas soluções para descomplicar o controle de suas rotas com eficiência e de forma otimizada. Fale com nosso time de especialistas.

Implemente as ferramentas e processos que falamos ao longo deste artigo, de forma planejada e simplificada. Os recursos estão aí para serem utilizados e quem deseja se manter no mercado com rentabilidade precisa estar pronto para as constantes mudanças que o mundo dos negócios exige.

Então, esteja preparado e mão na massa. Ou na entrega, se preferir!

New call-to-action

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.