Informações e novidades batendo na sua porta

Banner sobre reduzir custos logisticos

Reduzir custos logísticos: Entenda que práticas adotar

Reduzir custos logísticos é um fator essencial para manter uma operação enxuta e evitar crises, principalmente atualmente na instabilidade por causa do aumento dos combustíveis e produtos.

Nesse cenário empresas que trabalham com logística devem estar preparadas.

Separamos algumas práticas que vão reduzir os seus custos logísticos e deixar sua operação mais enxuta sem perder a qualidade do serviço prestado.

Banner sobre reduzir custos logisticos

Automatize processos

Realizar a gestão de uma operação de logística implica em aumentar a eficiência a modo que reduza seus custos.

Pode parecer que o processo de automatização não traga vantagens, e muitos gestores acreditam nisso, a verdade que a médio e longo prazo a automatização de processos torna-se fundamental para diminuir o custo de operação.

Cada vez mais automatizar processos, como planejamento e organização dentro de um único sistema de gestão faz com que a operação fique mais ágil, inteligente, assertiva e econômica.

Comece a planejar rotas otimizadas

Cerca de 63,5% dos custos em logística são oriundos do transporte. Evidentemente por ser uma área que exige manutenção, abastecimento e utilização constante dos veículos, torna-se prioridade quando se pensa em economizar.

Uma forma de reduzir o custo com transporte é realizar uma roteirização de cargas eficiente.

A roteirização de entregas considera a frota disponível, o tipo de carga, as condições das vias a percorrer, omenor trajeto, a otimização de rotas, trechos com incidências de furtos e roubos, entre outros.

Através da roteirização, as cargas são distribuídas para cada veículo de forma inteligente, evitando utilizar veículos não necessários para a operação.

Outro detalhe é que por meio da roteirização das cargas os veículos percorrem trajetos menores, resultando na diminuição do consumo de combustíveis e manutenções frequentes.

Acompanhe indicadores da sua operação

Na logística monitorar indicadores é um grande diferencial para sua operação, pois esses dados são fundamentais para determinar em quais etapas você gasta mais e planejar a otimização de recursos.

Algumas métricas que podem te ajudar a reduzir custos logísticos, nesse sentido são: custo médio por viagem, consumo de combustível por quilômetro rodado, índice de depreciação do veículo, custo por entregas, OTD,OTM , etc.

Revise sua operação regularmente e acompanhe o mercado

O segredo para reduzir custos logísticos é revisar a operação regularmente.

Com novas tecnologias surgindo todos os dias, sua operação pode ficar defasada rapidamente.

A melhor maneira de entender e acompanhar a operação é definir os prós e contras dos processos internos e mapeá-los cuidadosamente. Dessa forma, os gestores podem entender a real situação da logística relacionada a mão de obra, custo, desempenho e outras informações.

Assim, um mapeamento completo dos processos logísticos da empresa, desde pequenas movimentações internas, até a entrega dos produtos aos clientes.

Reduza custos das sua operação, mulher sorrindo apoiada em uma caixa

Capacite sua equipe

Não é segredo que quanto mais competente a equipe, mais eficiente ela é.

Quando os funcionários sabem exatamente o que fazer, quando e como fazer, a qualidade do trabalho realizado aumenta, reduzindo o risco de erros que custam à empresa.

Por isso, investir na capacitação dos colaboradores é uma ótima forma de reduzir custos logísticos e melhorar a qualidade dos produtos/serviços que sua empresa oferece.

Escolha uma plataforma de gestão de logística

Conhecer as principais ações para reduzir custos logísticos é fundamental para que sua empresa possa contar com práticas mais sustentáveis e viabilize seus negócios. Agora que você já sabe quais ações adotar, lembre-se que algumas delas dependem do planejamento dos seus processos.

Logo, é importante conhecer todos os detalhes da operação logística para garantir um fluxo de trabalho eficiente.

Portanto utilizar ferramentas que auxiliam na gestão pode fazer com a sua operação logística fique enxuta, se você precisa reduzir custos logísticos a Onedoor é a solução perfeita para isso.

Com a nossa plataforma você gerencia todos os custos das suas entregas, frota e rotas. Além de ter indicadores e insight para tomar decisões extremamente assertivas. Fale com o nosso time de especialistas e conheça mais sobre a plataforma.

Fale com um especialista

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.