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O que é last mile, desenho segurando uma caixa

O que é last-mile e como ela é fundamental na logística de entrega

A especialização na execução de serviços permite otimizar a gestão de processos, agilizar atendimentos, reduzir custos e encantar o cliente. Entenda como a Last Mile permite aumentar a sua lucratividade.

O que é last mile, desenho segurando uma caixa

O que é last mile?

Quando uma pessoa efetua uma compra online, ela confia que sua encomenda chegará em boas condições e no prazo combinado. Normalmente o consumidor final não faz ideia das diversas etapas envolvidas no processo de logística para que a entrega ocorra com perfeição.

Seguida da First Mile e da Middle Mile, a logística Last Mile é uma dessas etapas, mais especificamente a última delas. Em uma tradução livre é a última milha.

Trocando em miúdos, é a etapa em que a encomenda sai do centro de distribuição para o endereço do seu cliente. E engana-se quem acredita que por ser a etapa final é menos importante ou mais fácil que as demais.

Pelo contrário! Pode ser considerada a mais importante e mais crítica de todas, pois exige atenção mais que especial a fim de se evitar erros e falhas que podem prejudicar todo o sucesso de uma operação comercial e de sua logística. É na Last Mile que estão pontos cruciais para se conquistar a fidelização do seu cliente.

Mais do que simplesmente rastrear, o consumidor quer estar informado em tempo real sobre sua entrega, sendo bem atendido pelos profissionais da entrega e receber a encomenda com a qualidade prometida.

Quais as vantagens do last mile?

Para problemas complexos, soluções simples e inovadoras. Essa é uma das chaves que alimentam o desenvolvimento e a constante melhoria de produtos e serviços. E é aqui que entra a Last Mile.

Até pouco tempo atrás, somente grandes fornecedores como indústrias e grandes lojistas possuíam armazéns gigantescos em pontos estratégicos espalhados pelo país, de forma a facilitar sua cadeia logística.

Por outro lado, com a expansão das vendas online, em especial por pequenas e médias empresas, surgiu um problema na cadeia logística, que é concorrer com os grandes, que já possuíam toda uma estrutura objetivando redução de custos e otimização de prazos de entrega.

Em primeiro lugar, o Last Mile permite que qualquer empresa ou vendedor, de qualquer porte, mantenha suas mercadorias em armazéns menores, os “dark store”, geralmente compartilhados e distribuídos em pontos estratégicos.

As principais vantagens são a redução de custos, otimização do processo logístico, aumento de competitividade, otimização de investimentos e processos com foco no cliente, além de prazos de entrega cada vez menores.

O melhor planejamento para operação last mile

Ganham destaque ainda o melhor planejamento de rotas de entrega com trajetos mais eficientes e seguros, a possibilidade de agendar a entrega com o cliente e uma comunicação mais ativa real time com o cliente e demais envolvidos no processo. Como resultado, terá uma redução de contratempos e vai melhorar a satisfação do consumidor final.

Em um processo de gestão eficiente, o mais importante, nessa etapa da cadeia logística é o aumento da fidelização de clientes, experiências cada vez mais positivas para o usuário, melhora da imagem e do posicionamento da empresa/vendedor e, consequentemente, mais vendas e mais lucro.

Tudo isso graças a uma antecipação do processo de entrega depois da venda, já que o produto estará mais próximo do consumidor final, o quereduzindo o impacto de questões como trânsito e transbordos de carga desnecessários.

Como implementar o last mile na sua operação

Todo e qualquer novo processo a ser implementado em uma corporação, independentemente de seu porte, demanda esforços e atenção redobrada para que seja de fato um investimento justificável.

E como a logística de entrega é um dos pontos mais sensíveis, exige alguns cuidados especiais afinal de contas a empresa não pode parar de vender e, consequentemente, não pode parar de entregar.

A implementação Last Mile requer alguns cuidados com as estratégias a serem adotadas. Certamente é nela que sua empresa pode faturar e atender seus clientes com qualidade e eficiência.

Eficiência na distribuição e na gestão logística

Contar com boa capilaridade de transportadoras e de armazéns de distribuição é fundamental. Em outras palavras, é isso que justifica a existência de um processo que otimize o seu controle de operações logísticas.

O investimento em softwares de gestão de logística é outro ponto fundamental para descomplicar processos. Pois eles permitem uma gestão inteligente de pedidos e controle otimizado de entregas.

Funcionalidades como monitoramento em tempo real das entregas, calculadora de frete e registro de notas fiscais devem ser levadas em consideração. Visto que elas otimizam processos e entregam um atendimento que encanta o cliente.

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Roteirização de entregas Last mile

A roteirização de entregas Last Mile também é muito importante. Utilizando sistemas específicos para criação de rotas, ela se torna mais econômica, eficaz, dinâmica e realmente vantajosa.

Ela nada mais é que a criação de rotas a partir das informações que alimentam o seu sistema de controle de operações. Acima de tudo, saber levantar e analisar adequadamente as métricas que alimentam seu sistema permitirá uma correta tomada de decisão.

Consequentemente, deve-se levar em conta o nível de complexidade de suas operações para saber avaliar quais os softwares e serviços melhor o atendem.

Pontos como o tamanho de sua empresa, da estrutura logística necessária e quais as rotas devem ser consideradas também devem ser avaliados.

Entenda o que é roteirização de entregas >

Acompanhamento e Rastreio de Entregas

Num mundo cada vez mais conectado, dinâmico e competitivo, só se mantêm no mercado aqueles que oferecem serviços precisos, práticos e eficientes. Afinal de contas, o consumidor anseia por um atendimento que facilite sua vida e melhore suas experiências de consumo.

Oferecer o acompanhamento em tempo real da entrega permite que o cliente se sinta seguro com o atendimento que você oferece, ao perceber a transparência de suas operações e a agilidade com que atende. Certamente, conquista-se a confiança do cliente, que resulta em fidelização.

E fidelização é sinônimo de novas vendas.

Como funciona o rastreio de entregas>

Monitoramento de Entregas

Ao falar em monitoramento de entregas, não estamos falando apenas do monitoramento por parte do operador logístico, mas também por parte do consumidor final.

Na mesma linha de um operador, permitir que o cliente monitore o andamento de sua entrega traz diversas vantagens. Entre elas, a redução de ausências do cliente ao receber a mercadoria, visto que ele acompanha a previsão da entrega.

Há também a vantagem da melhoria de percepção de atendimento eficiente e transparente que resulta. Ou seja, ótimas avaliações e, consequentemente, maior fidelização dos atuais clientes e engajamento de novos compradores.

Comunicação Integrada

Tirar bom proveito das ferramentas de comunicação é um diferencial que otimiza processos, reduz custos e melhora a experiência de todos os usuários envolvidos na cadeia logística.

Um bom software gestor conseguirá integrar a comunicação como um todo, permitindo, por exemplo, que a empresa mantenha contato permanente com o motorista e também com o cliente.

Mensagens SMS ou por aplicativos de conversa permitem o rastreio full time da entrega e reduz o índice de erros e falhas no processo.

Ou seja, resulta em uma maior eficiência de todo o processo, garantindo maior lucratividade e a possibilidade de direcionar esforços para novas vendas.

A Onedoor otimiza o seu last mile

Aqui na Onedoor, todo o processo logístico é otimizado por meio de uma única plataforma.

Com uma dinâmica e eficiente, que permite a gestão integrada e organizada, entregando o controle de processos de que você precisa para encantar seus clientes, reduzir custos e focar seus esforços para o crescimento de seu negócio.

Na Onedoor você tem uma plataforma completa para operação logística, nossas soluções contam com:

  • Gestor de pedidos
  • Roteirizador
  • Monitoramento
  • Gestão de frota
  • Rastreamento e mensageria
  • Indicadores e relatórios

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