Informações e novidades batendo na sua porta

Carros e caminhões 3d azuis

Como um gestão de frota inteligente ajuda a reduzir custos e tempo na sua operação

A gestão de frota é uma forma inteligente de economizar custos, ter dados dos motoristas, dos veículos e aumentar o desempenho da frota. Atualmente gerenciar a frota traz um grande diferencial competitivo.


Todo empresário visa gerar economia e fazer do seu negócio mais rentável, correto? Para isso, trabalhar com a logística das entregas e coletas de seus produtos se torna cada vez mais necessário.

A tecnologia voltada para transportes tem facilitado à vida de muitos donos de negócio que necessitam fazer a distribuição da mercadoria em diversas cidades.

Com o novo modelo da gestão de frota, dores de cabeça como manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas podem ser facilitadas apenas com um gerenciamento especializado.

Todo gestor de frota sabe que um veículo de frota parado representa um grande prejuízo para a empresa, seja particular ou terceirizado.

Esse tipo de estratégia faz com que a empresa consiga prestar um serviço de qualidade, reduzir custos operacionais, controlar despesas e manter a sua frota sempre funcionando.

Vantagens da gestão de frotas

Podemos citar inúmeros benefícios que a gestão de frotas poderá trazer para a sua empresa.

Mas entre as principais vantagens vamos destacar a segurança, o planejamento estratégico e a redução de custos.

1 – Segurança

Ao realizar a vistoria de todos os veículos, manutenção, treinamento dos condutores e fazer um trabalho de prevenção de acidentes, a gestão de frotas garante a segurança de todos os motoristas e qualidade nos serviços.

2 – Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é feito por meio de alguns planos específicos, pensando na logística da empresa.

Podemos mencionar a manutenção preventiva ou corretiva, revisões nos veículos e previsão para a renovação de frotas.

Vale destacar que o planejamento estratégico verifica também os veículos que estão consumindo mais combustível, os motoristas com mais infrações entre outros dados.

3 – Redução de custos

Um dos principais objetivos da gestão de frotas é manter os custos equilibrados, assim como eliminar os gastos desnecessários.

O gerenciamento realiza um controle mais eficiente de percurso, dos gastos com combustível e direção dos veículos, manutenções preventivas, que acontecem antes do problema aparecer e que acaba se tornando mais uma economia para a empresa.

Mas afinal, como funciona na prática o serviço da gestão de frota?

Se engana quem pensa que o gerenciamento de frotas é utilizado apenas por grandes empresas com inúmeros veículos para administrar.

Toda empresa que trabalha com essa distribuição de produtos com apenas um, dois, ou dezenas de veículos, deve pensar em novas estratégias de como gerir bem a sua frota.

Como uma forma de administrar todo o serviço que envolve os veículos de entregas/coletas, a gestão de frota busca a otimização de viagens, prevenção de acidentes, cuidados no dia a dia do motorista e redução de custos operacionais.

Saiba como otimizar a suas viagens com a roteirização >

Ofereça uma experiência diferenciada para o seu cliente >

Os serviços devem ser divididos entre algumas partes, nomeadas gestão de:

  • Ativos – que são os veículos da frota;
  • Insumos – tudo que a frota precisa para funcionar como por exemplo, combustível;
  • Comportamento – que consiste nos dados sobre o comportamento dos motoristas da frota.

Com essa distribuição de estratégias, é necessário que o gerenciamento faça um diagnóstico de como está atualmente a sua frota.

Deste modo importante realizar vistorias nos atuais veículos, quilometragens, manutenção, salário dos motoristas, entre outras informações que definam uma visão real da situação.

Qual a função de um analista de frota?

O analista de frotas é a figura mais importante da gestão de frotas, é ele quem vai pegar todos os dados gerados e montar as estratégias para sua empresa alcançar os objetivos.

Para isso, os seus gestores de frotas precisam ser pessoas que conhecem o mercado, conhecem bem a sua empresa e seu ramo de atuação, tecnologias disponíveis, entre outras ferramentas que possam tornar o trabalho melhor.

Além disso, ele precisa ter um perfil mais técnico e analítico.

É ele vai analisar os dados, ser capaz de dar treinamento aos motoristas, palestras sobre prevenção de acidentes e saber atuar em conjunto com outras áreas.

Como aplicar uma gestão de frota segura e confiável em minha empresa?

Com o uso de sistemas de gestão de frotas, o trabalho do gestor se torna mais rápido, estratégico e eficiente.

Plataforma que facilita a gestão de frotas

Já imaginou se existisse uma plataforma que facilitasse todo o gerenciador de sua frota?

Rápido e fácil, na plataforma da Onedoor você pode cadastrar os veículos (marca,modal e tipo de veículo.

Gerenciar o volume deles, determinar o consumo médio e emitir relatórios que ajudam em uma gestão melhor na empresa como um todo.

Além disso, também te auxilia na roteirização, a qual designa os veículos cadastrados de acordo com o volume, para evitar gastos e economizar tempo de planejamento das rotas.

Tudo em um só lugar, o aplicativo conecta todo o sistema da empresa sem precisar se preocupar.

Clique aqui e saiba todos os benefícios que podemos oferecer à sua empresa.

Que tal dar uma conferida e entrar em contato com a gente?

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *